A criança começa a falar entre um e dois anos de idade, no entanto, quando isso não acontece há a preocupação quanto a causa desse atraso. Investigamos a etilogia: perdas auditivas, deficiências mentais, distúrbios que afetam o desenvolvimento global da criança, as privações ambientais extremas, as síndromes e as alterações sensoriais. Além das alterações que comprometem aspectos motores de forma significativa.
Freqüentemente encontram-se em crianças que não possuem nenhum dos fatores destacados e que não apresentam um desenvolvimento de linguagem no padrão esperado, muitos chegando aos cinco ou seis anos de idade com manifestações atípicas do desenvolvimento habitualmente perdurando por toda a vida, inclusive no período escolar. Nesta caso chamamos de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), que é uma desordem da infância que pode acarretar conseqüências persistentes em toda a vida do individuo.
Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) refere-se a crianças que apresentam dificuldade em adquirir e desenvolver habilidades de linguagem na ausência de deficiência mental, déficits físicos e sensoriais, distúrbio emocional severo, fatores ambientais prejudiciais e lesão cerebral. Apesar da inexistência de marcas biológicas que justifiquem o comprometimento de linguagem, há evidências da presença de um componente genético determinante nesta patologia, ainda que de origem e localização incertas.
O Distúrbio pode afetar a linguagem expressiva e a recepção.
Crianças com transtorno expressivo da linguagem apresentam dificuldade de expressar seus pensamentos com palavras e sentenças num nível de sofisticação esperada para determinada idade e nível de desenvolvimento neuropsicomotor para a sua idade.
Estas crianças podem apresentar limitação de vocabulário, fala e sentenças que são curtas ou com gramática incorreta e, geralmente a descrição de situações é desorganizada.
O diagnóstico destas crianças, geralmente, inclui tanto medidas de recepção quanto de expressão de linguagem. Embora ambas as tarefas exijam o processamento semântico (significado das palavras) e sintático (concordância gramatical) da informação, a produção envolve habilidades sofisticadas de processamento fonológico (pensar e usar uma letra na fala), bem como um maior domínio lingüístico (das palavras da língua) que permita a criação de sentenças inéditas. Em relação a este aspecto, crianças com DEL comumente apresentam melhores habilidades para compreender estruturas frasais do que para produzi-las, podendo apresentar inclusive desempenho satisfatório para a faixa etária em medidas de recepção de linguagem, geralmente as que envolvem o reconhecimento de palavras isoladas – em contextos fechados, em forma de figuras ou miniaturas – não necessariamente exigindo a compreensão de sentenças.
As dificuldades lingüísticas manifestadas pelas crianças com DEL costumam estar relacionadas, principalmente, às áreas da Fonologia (trocas e omissões de letras na fala), Semântica (vocabulário reduzido), Pragmática (uso inadequado da comunicação, pouca iniciativa comunicativa) e Sintaxe (erros de concordância e uso predominante de frases curtas), em diversos níveis. Destas áreas possivelmente afetadas, são classificados os subtipos de DEL, de acordo com a(s) área(s) da linguagem de maior prejuízo, sendo bastante comum o indivíduo apresentar mais de uma área da linguagem alterada.
Referências Bibliográficas
AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION (ASHA). Specific Language Impairment (SLI). Disponível em: https://www.asha.org. Acesso em: out. 2023.
BISHOP, D. V. M. Specific Language Impairment: Diagnostic Dilemmas. In: BISHOP, D. V. M.; LEONARD, L. B. (Eds.). Speech and Language Impairments in Children: Causes, Characteristics, Intervention and Outcome. Hove: Psychology Press, 2000.
LAW, J. et al. The Interaction of Cognition and Language in Typical and Atypical Development. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 54, n. 5, p. 523-531, 2013.
Email: brasilfonoaudiologia@gmail.com
Localização: Rua das Hortências - Bairro Mirandópolis - São Paulo - SP
Comentários
Postar um comentário